Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Por que estou insistindo nisso?

         Quando fui chamado para tomar posse no cargo de médico legista do Estado de São Paulo fiquei feliz. Pois acreditava que estava ingressando em uma instituição com grande poder modificador social. Logo de inicio ficamos arrasados com a perspectiva de ficar 3 meses em dedicação exclusiva e aquartelados na academia preparatória na capital do Estado. Porém parecia um pequeno preço, afinal de contas treinamento nunca é demais. Isso não foi uma realidade - mas conformados com a situação, os 77 médicos convocados terminaram o período de 3 meses em 72 profissionais, ou seja 5 baixas. Ao final deste período fomos comunicados que teríamos mais 1 mês de estágio. Surpresa para muitos e muita revolta. Afinal boa parte dos profissionais tem consultórios e uma vida profissional estabelecida que foi abruptamente interrompida com consequências financeiras de tremendo impacto e anunciar mais 1 mês de treinamento simplesmente do nada não foi bem recebido. 

           Então porque estou insistindo nisso?

           Sou formado em 1997 e após todo esse período sendo médico, organizamos nossa vida para reduzir atividades de risco ou insalubres. Dar menos plantão para não ter que acordar de madrugada, aumentar os finais de semana livres para ficar com a família e desfrutar um pouco mais da vida, etc.. Ingressar como legista vai totalmente contra tudo isso. Significa dar plantão, ultrapassar a carga horária destinada sem ganhar hora-extra, ser convocado para outra cidade porque caiu um avião ou qualquer outro desastre com múltiplas vítimas....

         Então porque estou insistindo nisso?

    Tive que largar minha família na minha cidade natal, largar minha profissão bem estabelecida, pedir demissão de 2 outros empregos que tinha... para ser tratado com desdém quanto as particularidades de ser médico e pai de família. Ignoram ao que parece que não moro no Butatã e sim a 150km de distância que levam 2,5 horas de trânsito. Alguns colegas tem residência a mais de 400km de distância com filhos que nem completaram 1 ano ainda.

       Então porque estou insistindo nisso?

       Ai ao final do curso preparatório, quando acreditamos que iríamos começar a trabalhar próximos aos nossos locais de residência, ficamos sabendo que por ordens superiores (dizem que do Governador ou da Superintendência ou do Secretário - seja lá quem for) talvez tenhamos que fazer "só mais um sacrifício" e irmos trabalhar por "mais alguns meses" em cidades longínquas.Apesar de apenas 1 médico ser de São José dos Campos, foram disponibilizadas 9 vagas na região (será que é porque é terra do Governador?). Temos 35 médicos que residem na capital, mas apenas 22 vagas na Grande São Paulo.  

         Então porque estou insistindo nisso?

        Mais 64 médicos (aproximadamente) estarão acabando o curso em 3 ou 4 meses e desde 2008 não tivemos nenhum concurso. Porque a súbita necessidade de lotar o Vale do Paraíba com legistas sendo que o Oeste paulista está muito mais carente? Um novo concurso para 140 médicos está para ser aberto em novembro. Concluo: Temos mais de 200 POSTO DE TRABALHO no Estado, por que então lotar os profissionais tão longe de seus locais de residência, afinal eles tem conhecimento do local de preferência de cada profissional.

       Então porque estou insistindo nisso?

     No final das contas acho que é inércia da multidão. Ou seja, poucos médicos desistiram pois temos esperança que a realidade será outra. Porém gritamos a ouvidos surdos para quem pode decidir isso. E muitos colegas dizem que, caso não estejam próximos de suas residências, vão jogar 2 anos de concurso público e mais 4 meses de treinamento no lixo. Lembrando que este curso preparatório custa dinheiro ao Estado, muito dinheiro!

       Então porque estou insistindo nisso?

     Porque ainda acho que seremos modificadores sociais. Somos auxiliares da justiça que mediante exames bem feitos forneceremos meios de prova para esclarecer eventos da pior face da humanidade - o crime violento. Homicídios, agressões, estupros, violência contra menores, idosos, mulheres. Identificação daqueles que não podem ser reconhecidos e desfechos de incertezas. 

       Mas estou cansado antes de ter começado. 
       

      

      

Um comentário:

  1. Hoje, 27/02/2014. Você ainda acha que vale a pena?
    Estou pensando em prestar este concurso, mas me desamino quando vejo este seu depoimento.
    Quero tirar algumas dúvidas por MP.
    Abs.
    Ben-Hur

    ResponderExcluir