Pesquisar este blog

terça-feira, 1 de julho de 2008

Sukiaki e dificuldade de encontrar produtos




Bem, com este frio claro que pratos quentes ficam em evidência. Assim no domingo a noite resolvi fazer um sukiaki. Claro que isso foi decidido as 18:30 e sai para comprar os ingredientes. Se você mora em sampa tudo blza, mas se você é interiorano (ou caipira como diz minha irmã) você pode encontrar uma série de obstáculos em sua aventura gastronômica.
Primeiramente, encontrar tofu (queijo de soja) as 19 horas de domingo em Piracicaba é uma aventura a parte. Moyashi então nem pensar. Kamabocu impossível - os caras nem sabem o que é isso. No pão de açucar 24 horas fui levado pelo atendente até a sessão de cumbuquinhas japonesas (ele achou que era um potinho). Só respondi consternado "oh! muito obrigado!" e sai de fininho com minhas vagens e meu guaraná Ice (que so se encontrar no Pão de Açucar).
Assim apos baldear por 3 supermercados retornei com metade dos meus ingredientes e 1/2 kilo de contra-filé em tiras. Minha esposa já estava na cozinha fazendo o arroz.
Assim com manteiga(1/2 barra), hondashi (4 envelopes) e shoyu (1/2 copo) pus tudo na panela e banzai!!!! esperei cozinhar. Claro que deve-se ter o bom senso de selar a carne, depois colocar a cenoura (1 cortada em rodelas ou palitinhos), as vagens (uns 200gramas) e depois colocar os tofus, macarrãos e outras coisas moles. Ponha o Yassai (acelga - um tanto que cubra a panela) por ultimo e acrescente água para sobrar molho (cerca de 1 litro).

perdão pelas fotos - realmente começamos a comer antes de tira-las (mucha fome).
A panela é uma elétrica especial que ganhei no casamento mas pode ser feita com qq panela tipo "paiella"

Nenhum comentário:

Postar um comentário