Pesquisar este blog

sábado, 24 de novembro de 2012

Atividade Física - 23 outubro a 24 de novembro

Queria relatar uma experiência muito interessante sobre atividade física.
Apesar de nós médicos sempre prescrevermos dietas mais saudáveis e atividade física sou obrigado a confessar que estava fazendo de forma amadorística e sem nenhum tipo de regularidade ou orientação.

Ai apareceu um concurso e tive de treinar de última hora.

No dia 23.10.2012 fui no ginásio do condominio pois estava chovendo e lá se encontravam os preparadores físicos (Lucas) em um dia e no outro Junior. Devido horário acabei pegando as orientações do Lucas que tem uma empolgação contagiante e ajuda muito a alcançarmos as metas. Mesmo que hajam mais de 4 pessoas o cara tá sempre de olho no seu desempenho e corrigindo se vc estiver fazendo uma manobra errada.

Comecei em 23.10.2012 com 78,7 kg, fazendo 2 km em 14 minutos MORRENDO e com absoluta falta de força. Fazia flexões em séries de 20, 11 e 7 repetições com 2 minutos de intervalo sendo 45  segundos para fazer a primeira série, entre outras catástrofes.

Hoje 24.11.2012 - após 20 dias de treino (ou 1 mês de tempo) com dias que ou corri na rua - corridas de 3-5 km ou academia sob orientação do Lucas, estou com:

73,1 kg, fazendo 2km em 10:50 min sem morrer (ou 5km em 34 minutos - aki dureza é a subida da avenida,,) e fazendo flexões em séries de 18x18x18 com 1 minuto de intervalo executando a primeira série em 20 segundos, entre outras melhorias.

Naturalmente estou de olho na dieta, mas não reduzi absurdamente o volume alimentar e não tenho passado fome. Tenho ido a restaurantes e não larguei dos rodízios de carne nem de comida japonesa.

Claro que na última semana só perdi 1 kg, afinal comecei os primeiros 10 dias com treinos diários de 1 hora a 1,5 horas. Agora tem sido mais intervalado com 2 a 4 dias de atividade física (2 na academia e 2 na rua).


Então o lance é o seguinte:

a) dá uma puta preguiça em alguns dias ... mas tem que ir - depois que vai é moleza.
b) correr ainda me assusta quando aumentamos as metas, dá aquela sensação de "não vou conseguir" mas tem que acreditar que vai e tentar.
c) dieta eu já fiz várias (atkins, pontos, fracionada, etc) - nunca perdi tanto peso tão rápido quanto agora. Dieta é ineficaz e ineficiente sem ajuda de uns halteres.
d) o humor e sono melhoram fenomenalmente - apesar de estar passando uma fase profissional mais complicada.

2 comentários:

  1. Colega: para quem está muito fora do peso (30Kg a mais) e já tem lesão no joelhos a melhor atividade física é a hidroterapia. Concordo com você: o humor e o sono melhoram muuuito, e só dieta sem atividade física é ineficaz.
    Quanto à preguiça: esta a gente vence!!!!
    Daisy

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Douglas. Uma coisa que aprendi que atividade fisica sem orientação também não leva muito longe. Começa aparecer lesão, lesão e lesão. Melhorei muito quando parei de correr e treinar sozinho e passei a fazer exercicio fisico com orientação para reforço muscular e condicionamento.
    Melhora esse joelho e vamos correr umas provinhas pela cidade, tá.
    Bruna Mann, uma triatleta, em retribuição ao apoio que a UNIMED lhe dá, está em conversa com a UNIMED para dar treino de corrida na Rua do Porto a Cooperados, talvez iniciei já em Dezembro, para nós amadores, com uma pequena estrutura de apoio fornecida pela UNIMED como hidratação.Marco Aurélio

    ResponderExcluir