Pesquisar este blog

domingo, 14 de julho de 2013

Eleições CREMESP

Boa noite.




Caros colegas médicos, novamente nos deparamos com uma escolha. Nossa vida é permeada de escolhas... qual medicação, qual diagnóstico, qual melhor tratamento, qual conduta....  E em nossa vida profana também, escolhemos recentemente prefeitos e vereadores. E agora temos que escolher quem vai dirigir e determinar os rumos do CREMESP. 

Se formos analisar as propostas, veremos que não se trata exatamente de oposições ideológicas. Parece-me que todos estão lutando pelos mesmos objetivos, pelos mesmos ideais. Na verdade, noto que até mesmo as propostas de como chegar lá parecem-me similares. 

Mas chama atenção que a chapa 2 dá novas noções para o processo eleitoral e a perpetuação de indivíduos no cargo. Simpatizo com isso pois defendo isso na vida política e assim porque não defenderia em colegiados de representação como o CREMESP?

Conheço poucos médicos das chapas. Aqui de Piracicaba em particular da chapa 1 é o Dr Renato Françoso que já colaborou muito para a classe médica e da chapa 2 o Dr. Deives, coordenador do SAMU e que por breves 3 ou 4 meses enfrentou a cadeira de Secretário de Saúde do Município. Ambos ao meu ver pessoas extremamente capazes e com muito a oferecer.

Chama atenção na chapa 2 a presença da Dra. Irene Abramovitch que me recordo na época em que fui presidente do Centro Acadêmico Rocha Lima da USP de Ribeirão Preto. Quem a conhece, conhece. Na chapa 1 noto a presença do Dr. Aizenaque Grimaldi que é médico do trabalho e desenvolve um trabalho muitíssimo interessante nas esferas jurídicas.


Os demais conheço de eventos do CREMESP em São Paulo ou outras primaveras... 
Nunca são fáceis as escolhas... outro dia conversando com um amigo ele me disse para "ter cuidado" pois dar apoio a uma ou outra chapa poderia me custar caro no cenário futuro em que apoiei os perdedores...  
Mas gosto de pensar que estamos lidando com pessoas que querem contribuir socialmente junto ao CREMESP - um órgão que prima primariamente pela ÉTICA. Ou seja, vou me permitir acreditar que não sofrerei nenhum tipo de retaliação devido meu posicionamento filosófico e do que pode ser melhor no minha visão particular para TODA A CLASSE MÉDICA.
NEm espero nenhum favoritismo somente por ter tido a CORAGEM de me posicionar. Não vou fazer campanha para ninguém, apenas vou me posicionar. Admiro aqueles que tomam pé e se permitem, sem medo, de defender seus pontos de vista. Espero que amigos que se encontram hoje como delegados, conselheiros, representantes ou qualquer que seja a situação não se sintam ofendidos. Na verdade delegados são nomeados, se o forem de novo, acharei ótimo.
Enfim, sempre fui a favor de renovar para dar novos ares. Nunca concordei com perpertuação em cargos de poder. Isso acomoda e enferruja a instituição. Assim sendo acho que desta vez irei votar na chapa 2, para ver se novas idéias e novos rumos se formam.
Aos que vão votar na chapa 1, caso ela vença, espero que vcs estejam certos e com certeza vou colher os bons frutos que dela vierem.
Abraços a todos e boa eleição!!!!
Abraços a todos e boa eleição!!!!







Aos que vão votar na chapa 2, caso ela vença, espero que possamos também ver idéias inovadoras e novas fórmulas para atingir o mesmo objetivo.




update!!!!

Estes dias estava a conversar com um colega.:

-  Eu vou votar na chapa 2, pois acredito em renovação e não concordo com perpetuação em cargos de poder. E você? 
- Ah..eu vou votar na chapa 1 porque quando precisei o fulano me apoiou. ...

Meu comentário: eu acho que deveríamos votar conforme nossa consciência. O apoio recebido pelo colega foi das duas umas: Ideológico - quem o apoiou acreditava nele; ou Por interesse- neste caso o interesse foi do apoiador e não do apoiado. Assim este colega não está devendo nada e tem liberdade de escolher quem quiser na eleição. Se quem apoiou o fez por esperar um favor depois, sinceramente... não se dá presentes esperando recebe-los de volta. Se continuarmos a escolher nossos representantes por causa de interesses pessoais e não por ideologias essa sociedade e este país vai continuar a mesma droga de sempre. Vc pode escolher seu trabalho, ocupação e se vai ou não levantar cedo no final de semana, etc... Mas representatividade democrática não acho que deva ser movido por interesses incertos e abstratos e sim por força ideológica no sentido de avançar, melhorar e preparamos um futuro para nossos filhos.

 Outro dia me perguntaram porque eu gasto tanto tempo e energia pela Secretaria de Saúde da qual sou concursado... Eu respondi que se tem uma coisa que quero que funcione é o sistema de saúde pois cedo ou tarde um ser humano próximo a mim vai precisar se não for eu mesmo. Não é contraditório- pensem bem.

 Enfim - pensando é que a gente faz. Boa noite.

Argumento de amiga ->  um dos componentes da chapa 2 fez uma bagunça no ambulatório por causa da passeata. Pois é... não disse que a chapa 2 tá cheia de santos. Nem a chapa 1. meu ponto de vista é organizativo. Se não forem bons a gente troca tenho certeza.




Texto do Dr. Renato Françoso que pediu para que eu publicasse democraticamente sua visão uma vez que meu posicionamento também deve ser democrático.


prezado amigo Douglas- defendo com todas as letras o sagrado direito democratico de cada cidadão. deve ser livre o pensamento- portanto, não ha que se falar em retaliação por discordancia de ideias. No entanto, gostaria de te-lo como cabo eleitoral e apoiador da chapa UM por acreditar piamente que esta representa uma portentosa trincheira de luta para a classe medica não só estadual, mesmo porque a influencia do conselho de são paulo e suas bandeiras são referencias nacionais. O voto na chapa UM representa uma continuidade de lutas sem continuismo-(houve troca de 25% de seus membros-) com renovação responsavel do coro de conselheiros; para nos propormos a continuar temos uma historia de serviços e conquistas que se somam as novas propostas de lutas e a certeza de que fizemos bem a classe e ainda ha muito a realizar. porem com competencia e qualificações eticas e profissionais. O momento atual exige uma entidade de classe composta de individuos com vivencia na função, conhecimento, inserção poilitica  e representatividade, irmanadas com todas as entidades para enfrentarmos os desafios gigantescos- é para isto que nos propusemos a continuar no conselho. e para isto preciso do seu voto e mais que isto, do seu apoio decisivo e multiplicador. forte abraço- Renato Françoso 



Em contrapartida - também respeitando o princípio democrático, transcrevo o Dr. Mário Santoro e Dr. Carlos Carnevalli que me escreveram.



ELEIÇÕES CREMESP 2013
Dos 40 conselheiros atuais,32 são candidatos à reeleição ( de novo !!)
Vejam abaixo o tempo de conselho de alguns deles :

03 com 20 anos
09 com 15 anos
12 com 10 anos
08 com 05 anos
Ou seja : somado os anos de todos TEREMOS 355 ANOS DE CONSELHO !!
É muito, não ??
Já deu para eles, não é???
É hora de mudar!!!
prof dr Mário Santoro Junior



Solicitamos o obséquio de nos fornecer dentro do mais breve espaço de tempo possivel, uma declaração desta Comissão, esclarecendo que todos os médicos inscritos na CHAPA 2 - OPOSIÇÃO UNIDA, apresentaram todas as certidões exigidas segundo a legislação formula para o "ficha limpa", e que na análise criteriosa desta Comissão Eleitoral, todos os componentes da CHAPA 2 - OPOSIÇÃO UNIDA, inquestionavelmente, foram aprovados sem necessidade de recursos e outras manobras judiciais.
Att,
Carlos Rodolfo Carnevalli










Um comentário:

  1. Obrigado Douglas, estava precisando "trocar uma idéia" sobre como votar nesta eleição e seu post me ajudou bastante, um abraço!

    ResponderExcluir