Pesquisar este blog

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Retrospecto parte 2

20 janeiro = Filé suiço com Arroz a Lo Tico: Nunca acreditei muito em receitas que tenham frutas do nosso dia a dia. Que engano terrivel.!!!
  • 1 kilo de filé mignon em bifes devem ser temperados (sal, pimenta, alho, salsinha picada e conhaque) e na mesma frigideira, após retirar os bifes é claro, faz-se o molho. Ponha 1 colher de açucar até que doure, mais manteiga na e frite a cebola (1 cebola media ralada) ate dourar. Junte o suco de laranja e o conhaque deixando fever e acerte o sal. Acrescente o creme de leite (1 lata sem soro=ponha na geladeira para separar o soro) e retire antes de ferver. Coloque os filés em uma travessa e cubra com o molho. Melhor com arroz branco e batatas, mas como eu tava com vontade de coisas diferentes fiz
  • ARROZ A LO TICO: Apenas refogue os vegetais (1/4 xicara de cenoura ralada, 1/4 cebola picada finamente, 1/4 de salsao picado, 1 tomate picado sem pele) Apos refogar adicione o arroz cru (2 xicaras) o sal a pimenta branca e frite tudo por alguns minutos. Ponha agua pré fervida e tampe abaixando o fogo e deixe cozinhar por uns 15 minutos. Quando acabar de cozinhar acrescente ervilhas (1 lata) e as passas (2 colheres de sopa).

26 janeiro = Filé ao molho de jabuticaba . A história é a seguinte. Fui num restaurante aqui na cidade onde pedi distraidamente um filé com molho de algo que eu não sabia o que era - tenho essa mania. Chegou aquele filé envolto por um molho escurecido junto com alguns pedaços de alcachofra (do miolo claro). Na primeira bocada um sabor agridoce que nunca tinha experimentando - mas como estavamos numa turma grande acabei por esquecer de conversar com o cozinheiro. Conclusão - fiquei no advinhar o que seria. O nome Filé Pour Amore. E ai? Sera que era de Amora? Framboesa? Jaboticaba?. Como o que andei ouvindo que havia uma moda de jaboticaba - la fui eu.
  • Grelhar o filé (medalhoes) temperado como habitual. Para fazer o molho gastei umas 200 gramas de geleia que joguei sobre um refogado com manteiga, cebola picada (1 media que eu me lembre), e vinagre ( 1 copo). Ponha pimenta do reino a gosto, 1 copo de vinho do porto e caldo de carne (cerca de 250 ml). Reduzir sem ferver e se achar que ficou grosso pode dar uma peneirada.
Preciso achar uma receita melhor, tive de fazer com geleia porque não estava achando jaboticabas nem o licor. Mas fica bom ..so não ficou fantástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário