Pesquisar este blog

domingo, 9 de março de 2008

File Mignon Assado com molho de framboesa


Bem, devo dizer que é muito dificil fazer esse tipo de receita, principalmente pelo alto custo e dificuldade de encontrar a framboesa, amora, jaboticaba ou qualquer fruta que não seja laranja aqui no interior (por mais nonsensse que isso pareça). Isso se repete mesmo para os temperos. Tenho a impressão que são produzidas no interior paulista (ou de qq outro Estado) , levadas para São Paulo e de lá "exportadas" para o interior. 250 grama de amoras chegar com preços de 18 reais é muita coisa.


De qualquer maneira, nós brasileiros sempre temos nossos jeitinhos e por fim segue o que consegui produzir com um arsenal culinário limitado:

750g a 1kg de filé mignon com a gordura visível aparada

- 2 colheres (chá) de azeite de oliva

- 1 dente de alho esmagado

- ½ colher (chá) de cominho em pó

- ½ colher (chá) de pimenta do reino

- ¼ colher (chá) de orégano

Deixe o filé descansar à temperatura ambiente por 30 minutos. Esfregue a carne com uma toalha umedecida e depois seque-a. Preaqueça o forno a 200°C. misture o azeite, alho, o sal, alecrim, cominho, pimenta e orégano e esfregue em todos os lados do filé. Coloque a carne sobre uma grelha e posicione-a dentro de uma assadeira. Asse a 200°C por 30 minutos ou até ficar no ponto desejado. Retire a carne do forno e deixe descansar por 10 minutos antes de fatiar (isso é importante pois faz o suco voltar para o meio da carne deixando-a tenra e molhada).

Bem essa parte foi tranquila e na próxima vez que for fazer vou deixar a carne meio que "marinando" pois o tempero não pega legal na carne. Mas fica muito saborosa.


Quanto ao molho existem trocentas combinações diferentes na internet e livros mas todas envolvem uma busca infrutífera por frutas frescas (o.O). Anyway, improvisei com um pote de geléia de framboesa que tinha aqui:


2 colheres de sopa de geléia de framboesa

suco de 1 laranja

1 xicara de chá de aceto balsâmico(mais ou menos)

um tanto de sal (não me pergunte)

e reduzir por uns 5 minutos acho eu.


Isso porque peguei uma receita de fruta e tentei extrapolar com geléia e ficou suuuuuppppeeeerrrr doce, inda mais misturando vinho tinto. Esta receita de cima ficou melhor.

Ai acabei fazendo também um molho Yorkishire (1 colher de sopa de raspas de laranja, 200ml de vinho porto, umas 5 colheres rasas de geleia, suco da laranja, canela e pimenta caiena - detalhe: deixe cozinhar o vinho com as raspas por 20 minutos em fogo leve, tire as raspas e misture o resto e deixe ferver, coa e ponhas as raspas de volta e corrija o sal) para ter opção de por o menos pior na carne.

Nenhuma dela ficou tão bom quanto o molho de manga ou de jabuticaba das receitas passadas, então recomendo fazer estes mesmo que seja com esse assado.Eu tava querendo fazer a carne com molho Guinness (isso a cerveja irlandesa) , mas minha mulher não deixou hehaeahah.
Para acompanhar batatinhas Saute&cebolinhas (cozinhe com casca brevemente, descasque,corte em pedaçosde 2x2cm, frite em azeite so para dourar, misture tudo com salsa).


Nenhum comentário:

Postar um comentário