Pesquisar este blog

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Consultas e condizência

Uma nova portaria da ANS determina que os pacientes sob contratos dos planos de saúde privados devem ter suas consultas garantidas em prazo de 7 a 14 dias entre outras obrigações dos planos de saúde.
Acho divertido ver o governo tentando tampar a incompetência e a insensatez dos sistema público de saúde obrigado de forma arbitrária os planos de saúde (SUPLEMENTAR) a acertarem essa demanda.

Primeiro Sistema Único de Sáude tem 2 componentes - a saúde pública e a suplementar.

Quando falamos de público é o que o povão chama de SUS.
Quando falamos de privado são os planos de saúde ou convênios.

Já mais de 8 anos a ANS - orgão governamental (Agência Nacional de Saúde) vem apertando os planos de saúde para que eles larguem mão de serem abusivos, malvados e lucrativos. Afinal de contas, onde já se viu ganhar dinheiro na saúde (ou doença) dos outros.

Mas o que eu queria ver mesmo é que todas essas regras e normas e talz que ameaçam com multas e tudo o mais fossem aplicados sobre as entidades federativas (união, estados e municipios) obrigando-os a garantirem acessabilidade a saúde (consultas, cirurgias etc...)

Ou seja o governo não precisa cumprir as regras que ele mesmo inventa pros outros. Não tenho nada contra a regra em si - acho que veio em boa hora. Mas o próprio governo não tá nem ai de cumprir as mesmas resoluções que sua própria agência reguladora publica.

É a palhaçada do "queria que os filhos dos governantes usassem a máquina pública educacional para estudar, a saúde publica quando ficassem doentes etc."

Bem, ai digo - para que? Basta que seu pai suba na vida politica para vc virar fazendeiro, ou arranjar um cargo de "gerente de garagem" ganhando uns 12.000 reais mensais. Para que estudar?

[ ]s

Um comentário:

  1. às vezes fico pensando em trabalhar em outro pais... Só para ver se existe hipocrisia e descaso como a que a nossa constitução nos impõe. Constituição criada para não conseguir ser cumprida, forçando a não se acreditar no governo. Meu comentário, o SUS deve acabar, deve-se mudar a expectativa! Assim, as pessoas poderão e deverão reagir copntra o sistema de forma mais contundente, dentro da lei. É necessário mudar a forma "pelega" como o SUS lida com a saúde, chantagendo o prestrador, se omitindo de seus deveres constitucionais, enfim bagunçando uma arte que já difícil! O SUS atrapalha!!!

    ResponderExcluir