Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Profissão perigo = médico.

Esses dias estava a escutar desabafos de colegas médicos. Naturalmente o ser humano é reclamão por natureza... se ele está F, ele quer ser E, se ele está B ele quer estar A. Graças a Deus!!!, pois sabemos que isso é que move a genialidade humana para frente. Se não fosse por nossa comedida ambição, estaríamos acomodados com a invenção da roda ainda...

Mas voltando a labuta dos médicos, notei a angustia de vivermos uma medicina burocratizada e mercantilizada. O ato médico não mais se resume em diagnosticar e tratar. Devido a perda da característica sacerdotal da medicina, o que temos hoje como ato médico??

a) primeiro tem que formar-se médico e ganhar o diploma de bacharel em medicina (para isso basta prestar um vestibular e ficar 6 anos com uma carga horária semanal de no mínimo 68 horas). Diferente de outros cursos, a medicina só tem férias 20 dias de julho e o mês de dezembro  (somente durante os 2 ou 3 primeiros anos - os outros anos não tem mais férias)
b) tem que fazer residência pois se você não for especialista em alguma coisa você é SÓ mais um médico - como se fosse pouca coisa (residência médica exige mais 3 a 5 anos de curso intensivo de dedicação exclusiva com carga horária que pode chegar 124 horas por semana.
c) tem que registrar suas especialidades no CRM (mas só pode anunciar 2, mesmo que vc tenha 3 ou 4 especialidades - porque isso pode "confundir o paciente")
d) tem que abrir espaço para ingressar no mercado de trabalho. Neste caso dar plantões, abrir consultório e credenciar com convênios.
e) o plantão é fácil, afinal vc que acabou de sair da residência vai para uma área médica de alto risco que permite pouca margem de erro.
f) consultório é fácil também, afinal de contas por R$ 3.500,00  mensais vc abre um consultório com funcionários, telefone, limpeza, licença da VISA, licença da prefeitura com todos seus impostos, internet, balinha, computador e equipamentos médicos.
g) credenciamento com convênios é super simples, tem que ser aceito, e assinar um contrato com termos jurídicos que EU demorei 10 anos para entender (e aceitar receber entre 28 a 40 reais por consulta incluindo o retorno).
h) se for entrar em cooperativa prepare-se, deve-se investir em torno de R$ 70.000 a 150.000,00 reais para ingressar, dependendo da cooperativa.

AGORA SIM - você pode começar a fazer medicina.... 

a) agende as consultas....
b) se faltar - azar seu.
c) faça a consulta
d) formule a(s) hipóteses diagnóstica(s) - e procure no CID10 (que tem mais de 1200 páginas) quais os códigos para a sua idéia.
e) documente em prontuário (seja papel ou informatizado) e guarde a informação por 5 a 20 anos (afinal nem a justiça decidiu qual o período de guarda desses documentos).
f) peça os exames (procure os códigos dos exames na tabela AMB90 ou 92 ou 96, CEIFAS, THM GEAP ou CBHPM nas suas 5 edições) e coloque naquele formulário de 56  73 campos para preencher (que claro vc pede para secretária preencher para vc).
g) no retorno do paciente (não remunerado) vc checa os exames, avalia se sua hipótese está correta e inicia o tratamento (escreva isso tudo no prontuário e guarde)
h) faça a receita (se for antibiótico em 2 vias, se for narcótico em amarela, se for opióide em branca controlada, se for psicotrópico em azul B1 e se for sibutramina em B2).
i) faça o atestado (ou OS ATESTADOS, afinal não pode tirar xerox) e avie os mesmos
j) depois de 2 dias faça o(s) atestado(s) de novo porque a "firma" não aceitou o outro (mas também não explica porque não aceitou - vc que adivinhe e faça um com o mesmo teor mas com palavras diferentes)... Ces pensam que não? Tive que mudar um de "15 dias a partir do dia 01.09" para "do dia 01.09 até 15.09"ou algo assim.
h) caso necessário retorne o paciente para averiguar se o seu tratamento deu certo

Internação então...é uma daquelas...

a) peça a internação no convênio para cirurgia xxxx PARA DATA YY/YY/YY (porque eles exigem que deixem data marcada)
b) peça a autorização para usar o material cirurgico zzzzz
c) Combine com o paciente, combine com o hospital, combine com anestesista, combine com mais 1 ou 2 médicos para lhe auxiliarem, combine com a sua instrumentadora e reserve o horário
d) 1 dia antes da cirurgia, o convênio pede um relatório médico.
e) desmarque a cirurgia, remarque para outro dia e avise todo mundo que a festa foi adiada.
f) faça o relatório e mande por email
g) convênio pede que o relatório seja impresso, carimbado, assinado e enviado por fax
h) imprima, assine, carimbe e mande por fax
i) convênio autorizou a cirurgia mas não o material
j) entre com recurso e justifique porque precisa daquele material naquela cirurgia
k) convênio pede que o relatório seja enviado por fax assinado e carimbado
l) vc faz o que mandam
m) convênio nega devido "código 28"
n) vc vai no manual do credenciado e checa o que é código 28
o) vc manda outro relátorio justificando e dizendo que a negativa não se enquadra no código 28.
p) convênio autoriza
q) vc faz a cirurgia no dia combinado com todos
r) até o paciente ir de alta, vc preenche o relatório de prorrogação de internação
s) paciente vai de alta e vc atende no consultório (mas como é retorno de cirurgia não cobra)
t) depois de 40 dias o hospital chama vc porque o convênio quer um relatório do porque vc usou o material zzzzz 
u) vc vai no hospital e faz o relatório (nesse momento vc já tá esperto e carimba, assina e manda por fax)
v) depois de 30 dias outro relatório (você já nem sabe o que escrever no relatório - apenas imprime de novo o anterior e manda assim mesmo).
x) após 60 dias vc recebe seu pagamento.

PS -durante a internação vc tem q escrever no prontuário médico os seguintes formulários: a) anamnese b) evolução clinica c)ficha operatória d) resumo de alta  e) receitas  f) atestados  g) justificativas   h) prescrições 


E tudo isso porque  A LEI EXIGE ou PERMITE.

Por outro lado, como sou auditor queria passar uma parte do outro lado.

a) médico xx pediu exame yyy que o paciente zz fez 20 dias antes.
b) vc, como auditor quer entender porque estaria repetindo o exame em tão pouco tempo...
c) a LEI não permite que eu exija antecipadamente nenhum tipo de informação no formulário
d) então solicito uma justificativa.
e) o médico já cansado daquilo tudo que escrevi lá em cima e ainda por cima estressado (e com razão) pois está sob risco de processos éticos e indenizatórios a toda hora, me manda a seguinte resposta: "porque precisa"
f) ligo para o colega e ai sim ele explica que o paciente está sob uso de tal medicação e tudo o mais mas NÃO SABIA que o paciente já tinha esse exame realizado e pediu de novo.

Ou então quando não entendo a letra do pedido do exame. Ai peço esclarecimento e o médico risca com o marca-texto O MESMO PEDIDO que eu não entendi a letra.... hahahahaha

Mas todo pedido tem que ser por escrito por que a LEI BRASILEIRA (QUE É DERIVADA DA GERMANO-ROMANA) EXIGE. As vezes quebramos o galho e por telefone tentamos resolver o problema para o paciente não ser prejudicado.... mas dureza fazer isso tudo tendo mais de 90 auditorias para fazer no dia.

Bem... então a medicina não é mais atender e receitar... temos um emaranhado burocrático e caro (pois tempo é dinheiro meu filho). O médico tem que ser empresário também se quiser sobreviver adequadamente.... mas felizmente a maioria dos médicos não são empresários...

Felizmente porque se fossem, não iriam atender/operar mais NENHUM SUS, nem esses convênios que pagam 28,00 reais por consulta e as vezes isso por uma cirurgia. Se fossem empresários, não iriam nem se credenciar em convênios e operadoras de saúde. Se fossem empresários iriam mandar os plantões hospitalares as favas e as urgências e emergências para que outro resolva. Se fossem empresários iriam ver o custo beneficio de um atendimento e se o paciente fosse complicado ou arriscado demais simplesmente dispensariam para que procurasse outro..(que não encontraria pois quem entra num negócio arriscado ou complicado ganhando a mesma miséria?)

Mas médicos ainda são sonhadores e idealistas que acreditam que o paciente é paciente e não cliente como (alguns) advogados gostam de pensar. Paciente é aquele que necessita da sua ajuda, que vc ajuda no que pode e as vezes não pode (deixando familia de lado muitas vezes). Paciente agradece "obrigado"que vale mais do que o dinheiro (mas que não põe comida na mesa) e paciente é aquele que padece e falece pois nenhum médico é divino ou perfeito e porisso sofremos por semanas, choramos sozinhos escondidos de nossas filhas mesmo após anos e anos da perda. (minha atual esposa, quando namorávamos me viu chorar por um paciente... que coisa neh?)

Então só acho que o paciente (ou cliente) deveria escolher no começo - se quer ser paciente ou cliente. Se quiser ser paciente vai ganhar nosso amor e compromisso que vem com o "ser médico".

Se quer ser cliente vai ganhar um contrato de prestação de serviços que nem sempre corresponde ao que se espera de um sacerdote.

Só acho que é complicado querer ser os dois... nunca consigo tratar um paciente igual aos outros depois que ele me ameaça com policia/processo ou de me agredir...(ÓBVIO NÉ?). Faço o trabalho técnicamente bem... mas perde-se amor...

Aos colegas que se angustiam.... a angústia está de todos os lados dessa profissão que é bela e cruel, antes de cruel é BELA - muito bela...
Aos que são competentes e compromissados - não se entristeçam, apenas tirem o véu da decepção dos olhos e tentem enxergar seu trabalho bem feito no olhar agradecido daqueles que ainda o reconhecem como MÉDICO mesmo (ou mesmo dos seus colegas de profissão que enviam aquele reconhecimento  e agradecimento mudo e imperfeito)
Aos que se julgam menores.... Eu NÃO acredito que alguém que fez MEDICINA (seja em qual escola) seja menor... Ninguém que fez medicina é preguiçoso ou pouco inteligente, muito pelo contrário. Não se sobrevive a uma escola médica sendo mediocre. Então NÃO ACREDITEM quando tentarem lhe diminuir.... todos os médicos já tiveram um diagnóstico difícil.

3 comentários:

  1. Quer trocar de lugar comigo um dia? Dizem que a vida de advogado é fácil, mas é pior do que você consegue imaginar....
    Beijos...não se esqueça que tenho muito orgulho de ter um irmão médico!

    ResponderExcluir
  2. Como a medicina é a arte da saúde, a direção do navio é a arte da navegação,a educação dos filhos é a arte dos pais, a prudência é a arte do viver.
    Queres ser médico, meu filho? Essa aspiração é digna de uma alma generosa, de um espírito ávido pela ciência. Mas, pensastes no que se transformará tua vida? [...]Pensa bem enquanto há tempo. Mas se, indiferente à fortuna, aos prazeres, à ingratidão; e sabendo que te verás, muitas vezes, só entre feras humanas, ainda tens a alma estóica o bastante para encontrar satisfação no dever cumprido, se te julgas suficientemente recompensado com a felicidade de uma mãe que acaba de dar a luz, com um rosto que sorri porque a dor passou, com a paz de um moribundo que acompanhastes até o final; se anseias conhecer o Homem e penetrar na trágica grandeza de seu destino, então, torna-te médico meu filho.

    abçs

    sueli

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu blog, que acabo de receber de colega de turma da faculdade.
    Abraços do TX de uma colega que, quando saiu do Brasil ficou 6 meses discutindo com o CRM sobre o que fazer com os prontuários. Tive que adiar minha viagem por 2 vezes. Vou colocar seu blog na minha página do FB.

    Patrizia

    ResponderExcluir