Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Escolhendo carro novo parte 2 (season finale)

Então povo..

Fiquei apaixonado pelos carros da Kia - são bem acabados e não decepcionam no desempenho dando um misto de preço, valorização do seu usado (35.000 a 37.000) e acabamento bom também.

O novo Honda Civic não é um colírio - é uma cirurgia para miopia. Naturalmente mais caro que os coreanos, e com manutenção mais cara também, mas se seguir o padrão do Fit (que minha esposa tinha) a gente só levava o carro para revisão e mais nada.

Fiquei decepcionado com a Renault, além dos carros não serem aqueeeelllla coisa, ofereceram no meu c4 30.000 reais no máximo (que pela tabela FIPE vale 43.000) - "stay away".

E fiquei triste com a Nissan que também deram 30.000 no meu c4. Não tinham o grand-livina para teste e das 2 vezes que fui na concessionária o atendimento foi uma verdadeira M3r6@. Os carros são bons de forma geral, meu pai tem um Sentra e está feliz com ele. Mas se o pós venda da Nissan aqui em Piracicaba for igual ao atendimento na venda - esqueçam.

A FIAT também deu 30.000 no meu c4 e o único que me chamou atenção lá foi o freemount. Mas esperava mais do carro em si. Tem uns porta trecos legais, mas o carro é pesado e acho que se for para ter melhor pegar o 2.0 ... e ai lá vai pro saco a questão economia.

Quero agradecer o Renato Parizzi do blog "de zero a cem"  que deu várias dicas no processo.

Descobri  que carros abaixo de 1.5 sofrem nas subidas mais ingrimes íngremes das estradas. Ouso dizer que nada menos que 1.8 se vc quiser mesmo fazer ultrapassagens com tranquilidade e ter confiança no motor. Isso não importa tanto no sistema Anhanguera/Bandeirantes, mas pegue estrada para Sorocaba ou Botucatu e vais entender o que digo, principalmente à noite, na chuva e na safra da cana-de-açucar.

Outra questão interessante é que o motor flex parece valorizar a revenda... mas muita gente parece não ligar de comprar um carro gasolina puro dos coreanos ou japoneses com motorização de ponta. Mas no Brasil onde a qualidade da gasolina é igual da qualidade dos órgãos de fiscalização.... melhor mesmo ter um flex...

O aumento do IPI foi imediatamente passado para o consumidor e apesar de falarem que não - me parece que mesmo para os veículos 2011. Pois ano passado já tava namorando os carros e digo que acho que estão mais caros sim. 

Enfim.... não parece o momento certo (cenário econômico) para trocar de carro realmente... a carga tributária está pesada demais, para carros de grande procura como o novo new civic deve ter ágio, como houve para outros modelos no ano passado, e não vale a pena pegar um novo. Melhor comprar um usado ou manter seu carro até uns 55.000 km mesmo se ele estiver bom

Em Piracicaba em particular existem crateras e não buracos na cidade, onde se vc passar na velocidade regulamentar tem o risco de seu pneu com aro maior que 17 rasgar e levar a roda junto (além de F063r com sua suspensão). Sugiro então carros mais altos e com pneus no máximo aro 16 ou arrange um troller.

No final não vou trocar o carro - vou cozinhar o projeto  - mas valeu a experiência e vou acompanhar o mercado para ver como fica.

[ ]s

UPDATE - 25/1/2012

Vários amigos e colegas vieram conversar sobre o post e agradeço pelos elogios.
Alguns me enviaram email perguntando sobre o Corolla. Bem o carro da Toyota é tudo de bom com motorização 1.8 e 2.0 para quem gosta atualmente. A assistência técnica de Piracicaba, de quem ouço só tecem elogios e é um dos carros que menos tem desvalorização no mercado.
Por outro lado ele é velho... sim velho! Seu design precisa urgente de uma repaginada como o Civic da Honda. E como é provável que isso aconteça, vai haver um downstage das versões atuais. 
É um carro mais caro, com um porta-malas razoável (que poderiam ter colocado um sistema telescópico - pela mor neh?) e de alta confiabilidade. 

é isso ai!!!

UPDATE 31/1/2012

O governo soltou a lista de montadoras isentas do imposto do IPI.
São elas:
Agrale, Caoa (Hyundai), Fiat, Ford, GM, Honda, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, MMC, Nissan, Peugeot, Renault, Scania, Toyota, Volkswagen, Volvo e International Indústria Automotiva da América do Sul

Assim pode ser que facilite aqueles que mesmo assim querem trocar de carro. E falando nisso, ouvi o cara da CBN.. putz..como ele chama mesmo?  dizendo que compra de carros que segurou a econômia... bom para o país - mas mesmo assim não vou trocar agora.

[ ]s 

Nenhum comentário:

Postar um comentário