Pesquisar este blog

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Escolhendo marcas?

Reportagem da veja fala sobre descaso da ANVISA na questão das próteses mamárias.


Cabe aqui alguma racionalização...


A ANVISA é o orgão que regulamenta e fiscaliza no Brasil os produtos da área da saúde.
A ANVISA emite certificação e teoricamente atesta que o produto é seguro e tem qualidade suficiente para utilizarmos no nosso dia a dia.
A ANVISA diz então que o produto X ou Y serve ao mesmo propósito que o Z ou M (no caso penso em próteses mamárias nacionais e importadas mas serve para outros produtos também).

Quem é responsável quando dá um treco desses?

Se não houvesse ANVISA, digo, se não houvesse fiscalização nem nada, ai poder-se-ia responsabilizar quem indicou ou importou etc...

Mas como há fiscalização... não deveria a mesma ser responsável pelo dano ocorrido? Ainda mais tendo sido avisada do problema por 2 consumidores?

Senão qual responsabilidade que existe por trás de uma agência reguladora? Ela só serve para emitir um "certificado"  e arrecadar dinheiro no processo?

vou te contar ... 


Um comentário:

  1. Douglas:
    A ANVISA deveria ser no Brasil o que o FDA é para os USA. O problema maior é que ela não tem uma ESTRUTURA que funcione como o FDA, a CLIA, e outros órgãos afins.
    Nosso país está "deitado eternamente em berço esplêndido": em agosto de 2004 houve recolhimento de vários lotes de tubos de coleta de sangue da BD (Becton e Dickson): o gel influenciava nos resultados dos testes hormonais (t4, b12,folato, estradiol etc).
    No Brasil os mesmos lotes só foram recolhidos no final de 2006...
    Infelizmente a TECNOVIGILÂNCIA não vigia....
    Daisy

    ResponderExcluir