Pesquisar este blog

domingo, 27 de abril de 2008

filé a Wellington com arroz torrado e limonada italiana com siroup de rosas

Bem, finalmente uma folguinha de final de semana e cá estamos tentando manter um cardápio decente. Então resolvi dar uma arrojada e peguei no "taste of heaven" uma receita maravilhosa de filé a Wellington. Siroup ou Syrop ou Xarope são quase a mesma coisa. Seguem receitas com descrições:
Filé a Wellington.

6 medalhões, 1 caixa de massa folhada, cogumelos de paris, 1/2 cebola, alho, meia taça de vinho tinto seco* , farinha de trigo, manteiga, 1 ovo, sal e temperos
1 - tempere os medalhoes com sal, pimenta do reino etc.. e frite-os.
2 - Pegue a cebola e o alho, pique-os bem pequeninos e reserve
3 - Lave os cogumelos e passe no mixter ou na processadora
4 - refogue a cebola e o alho (coloque um pouco de sal e pimenta do reino)
5 - junte os cogumelos na cebola/alho e deixe cozinhar mexendo as vezes até sumir a água
6 - Abra a massa folhada com a farinha de trigo e corte cada folha em 4 (bem, precisa ser o suficiente para caber 1 medalhão e fecha-lo)
7 - Unte uma assadeira ou coisa semelhante. Na massa folhada coloque um pouco da mistura de cogumelos e ponha um filé em cima, feche-o e pincele com a gema do ovo, ponha na assadeira (repita para todos os medalhões, é claro)
8 - Leve para o forno pré-aquecido a 180 graus e deixe por 40 minutos, após isso retire e deixe esfriar por 10minutos.
*O vinho é usado para "deglacer" mas eu nem usei pq ficou bom sem precisar do molho.

Sirva com arroz e batatas ou com o que lhe der na telha, e tão bom que dá para comer sem mais nada.

ARROZ TOSTADO.






A idéia interessante mas não deu muito certo. Basicamente você põe o arroz na panela seca e vai mexendo como se fosse para torrar café. Quando ele ficar meio amarelado (caramelo) você põe água pre-fervida (cerca de 2 copos de arroz para cerca de 5 copos de água e tempere com sal) .

Separadamente você pega dentes de alho, amasse-os bastante e junte bastante azeite (do bom).Quando o arroz cozinhar você mistura o alho com o azeite e deixa descançar por 10 minutos com a tampa fechada. Acho que a quantidade de água depende muito da panela e talz. Muito cuidado na hora de por a água pq levanta a fervura muiiiitooo rapido e respinga água quente. Na próxima vez vo colocar um pouco de cebola e quem sabe cheiro-verde.


LIMONADA ITALIANA é uma moda de por qualquer coisa de fruta (ou flor) em água com gás e chamar isso de limonada .eaheahuahueauh.



De qualquer jeito você pode pegar xarope de rosas (ou qq outra coisa) ou então fazer o syroup (2 colheres de água de rosas para 200ml de água e cerca de 90 gramas de açucar demerara). Ai você põe no copo no fundo e coloca a água com gás pelo canto. Dá um efeito interessante. Pode usar flor de laranjeira entre outras. Sirva BEMMM gelado.

Isso conclui o final de semana. A carne ficou surpreeendentemente otima. O arroz eu devo ter vacilado em alguma coisa e vou tentar novamente. O Syroup fica gostoso, mas não espere um refrigerante, é um refresco extremamente suave.

Um comentário:

  1. adorei a combinação do molho de cogumelos , eu usava pate de presunto.ficou muito bom....ainda mais depois da cirurgia q vcs fizeram neste apreciador da culinaria rsrsr
    grande abraço

    levy nunes

    ResponderExcluir