Pesquisar este blog

domingo, 11 de julho de 2010

Impacto

HUm...
Alguns pensamentos:

Medicina é um treco complicado.. o paciente frequentemente tem uma expectativa de que o médico acerte em tudo, em pouco tempo, utilizando recursos que ele (o paciente) acha importante, com os remédios mais baratos do mercado. Se você quer fazer o melhor, nem sempre tem cobertura do convênio e nem o paciente quer gastar com isso.

Já acertei muito na vida, mas tive minhas noites mal dormidas. Mais do que gostaria diga-se de passagem. Algumas não gosto nem de lembrar o quanto tive de tomar remédios para dormir e de dor de estômago. O atendimento de urgência é complicado. Espera-se que estejamos sempre 100%, todo sorrisos. Certo dia bati o carro e tive de cancelar 5 exames para cuidar do carro e de mim (naturalmente neh?). Advinhem a preocupação dos pacientes - "Poxa vida!! para quando vai remarcar então???" - foi o que me disse a enfermeira que ligou aos pacientes avisando, pois foi o primeiro lugar que liguei para avisar.

Ninguém perguntou se eu me machuquei, se estava bem, nem nada. Ai está a o senso de gratidão da maioria dos seres humanos que venho conhecendo. Já perdi as contas de quantas vidas salvei.. e se não salvei fiz o meu melhor as vezes deixando de lado minha própria segurança. Fico estudando, indo atrás de novos conhecimentos, abrindo oportunidades e diálogo com familiares. Eu procuro ser um bom médico, humano, responsável e científico. Alguns se ofendem com meu vício a medicina baseada em evidências. As vezes perco 20 minutos explicando porque não fazer o exame do que simplesmente pedir o exame em reles 20 segundos. As vezes diagnostico até coisas que nem são da minha especialidade.

Mas nunca é o suficiente. Não que eu fique esperando que os pacientes me agradeçam, nem me deem presentes nem nada disso. O que me deixa estarrecido é que não se tem mais respeito. Ninguém entende que eu também tenho família, tenho que comer, beber, dormir entre outras coisas. Poxa vida tudo é para ontem, tenho obrigação de encaixar a consulta, encaixar o retorno, ver os exames, agendar cirurgias, conversar com o pai, irmão, filho, advogado, etc.etc.etc.

NENHUMA prestação de serviços, até onde sei, precisa do grau de eficiência quanto o da médicina. E é o que pior paga, o cara que instalou meus varais cobrou mais do que ganho numa consulta médica (em torno de 37 reais bruto - ou R$ 18,5 pois retorno não paga neh?) e ele demorou cerca de 50 minutos apenas. Devia ter cancelado o consultório e ter posto os varais eu mesmo - harhuauar

Aff que desabafo ... mas enfim. Talvez seja porisso que eu seja auditor também. Gosto muito de atender, operar, curar as pessoas (apesar de que nem todos entendam que o processo de dignóstico e cura leva a cicatrizes das mais variadas - físicas, sociais e psicológicas), mas a área administrativa da saúde me pareceu um jeito de fazer o bem, usar o conhecimento sem me envolver demais. Já perdi muitos natais, casamentos, viagens, formaturas, nascimentos, batizados em nome da medicina.

Acho que o futuro da saúde no pais é sombrio. Vejo a falta de médicos nas salas de urgência, falta de pediatras para as crianças, o declínio da obstetrícia, a mercantilização médica e fico triste. Mas também - colocar a medicina regida pelo código do consumidor??? Então querem uma relação médico-paciente sacerdotal/familiar mas regida pelo mercado de compra/venda??? Será que ninguém vê onde isso vai levar? Aonde está levando? Vi no jornal - médico atende rápido demais, nem põe a mão. É ... mas com 400 atendimentos por dia em 3 medicos, incluindo cirurgias de urgência? Como fazer? Ai o CRM diz - se não tem condições de trabalho deve denunciar!!! É sim - e ai fecha um pronto socorro distrital que faz 12000 atendimentos mensais - onde esse povo vai ser atendido?

Nada é tão simples...
E acho que to triste mesmo para ficar desabafando assim.
espero que pouca gente leia isso.

noite.

2 comentários:

  1. Até vejo a falta de gratidão na área que resolvi estudar...

    As pessoas não estão nem aí se o programador tem familia ou não, querem tudo funcionando na hora que eles querem.

    Não costumamos receber elogios qndo tud está ok, só ouvimos é críticas qndo a internet caí, ou tal "botão" não esta funcionando :/ É por passar por isso tb que eu tento ser o mais simpática possivel com os demais profissionais de todas as áreas..

    Lógico que toda profissão vai ter um rebanho cheio de ovelhas negras, mas não podemos generalizar.

    Eu sei que eu passo tempo sem falar contigo pq sei o tamanho da dor de cabeça que eu te dei, ahhahaaaha

    Enfim, é isso (:

    ResponderExcluir