Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de julho de 2010

MEDICAL SHORTAGE

Alguém lembra que escrevi sobre falta de médico? Inclusive nos EUA?
http://douglaskoga.blogspot.com/2010/07/impacto.html
Entáo... já começou. nem demorou muito. Acho que todos estão começando a sentir isso.

http://www.portal.cfm.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20684:ministerio-planeja-carreira-nacional-dos-medicos&catid=3:destaque&Itemid=16

Muitos reclamam, com toda razão, de que vão ao pronto socorro (seja público ou privado) de ter que esperar horas para ser atendido, ou de não ter médico ou não ter pediatra. Durante anos e anos o médico vem sendo vítima de sua própria natureza "do ser médico". A maioria que conseguiu o diploma se esforçou muito no vestibular mais concorrido de todos, ralou por 6 anos ou mais com uma das maiores cargas horárias da graduação universitária, novamente prestou prova para residência médica numa competição atroz e feroz. Dedicou mais 3 a 5 anos em regime de dedicação exclusiva com bolsa de estudo que mal dá para pagar um simples aluguel. A maioria quis ser médico porque gosta de ajudar o próximo. Não nego que existam aqueles que tem uma forte veia capitalista/mercantilista, mas venhamos e convenhamos somos todos humanos. Mas ainda assim, e sei isso por trabalhar nessa área, a maioria dos médicos não checa se recebeu o pagamento ou não, nem vai atrás disso. Sempre faz uma cortesia para quem pede e em detrimento de sua saúde e sanidade trabalha que nem um maluco por mais de 36 horas seguidas - nem sempre porque precisa do dinheiro mas sim porque NÁO TEM MAIS QUEM QUEIRA DAR PLANTÃO. Ai o cara tá lá, dando o sangue no plantão, atendendo 100 pacientes por período e ainda recebe bronca porque tem gente esperando, porque DEIXOU DE conversar, examinar, explicar, receitar, atestar, acalmar, atentar, suportar,ser rápido, ser lento, ser sorridente, ser bem disposto, ser asseado e com roupas limpas, ser não suado, ser alinhado etc.etc.etc.
O que vejo hoje em dia - de tanto apanhar, os médicos estão abandonando as áreas assistenciais, que são essenciais a população, migrando de profissão e digo mais, com grande sucesso, pois nenhum médico que conseguiu um diploma é burro ou incapaz, muito pelo contrário, quando decide por outro rumo profissional habitualmente tem grande sucesso.

Entáo - para alguns médicos (e alguns que eu conheço muito bons, muito bons mesmo) o sonho acabou.
E para os que precisam do médico o pesadelo está só começando.

Um comentário:

  1. Douglas,
    Assino embaixo de todas as suas afirmações.
    Até quando você diz que a maioria não checa se todos os procedimentos foram pagos - e se foram pagos integralmente. Conheço muitos que são assim, incluindo a mim.
    Em resumo, amamos a Medicina - mas como é difícil ser Médico!
    Quanto a mudar de ramo: que tal abrirmos um restaurante?
    TFA,
    André Montenegro

    ResponderExcluir