Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Paralisação dos médicos

Hoje conversei com um representante do sindicato dos médicos que me confidenciou que apesar de pequenas reuniões entre alguns médicos do SUS-Piracicaba, não houve adesão para o movimento de dimensões nacionais.

Acho interessante a apatia sobre o assunto "mobilização social" ou similares quando vejo taaantos reclamando de forma soberba nos corredores dos hospitais ou em mesas de restaurantes sobre a "ofensiva" remuneração do SUS, os "absurdos" valores pagos pelos convênios, a "criminosa" condição de trabalho do médico e a "vitimização"de seus clientes (que eu ainda chamo de pacientes).

Alguns em verdade se manifestaram contra a paralisação pois acreditam que o paciente do sistema público não tem nada haver com isso, sendo mais uma vítima do governo.

Hoje ouvi na CBN Arnaldo Jabor dizendo que estamos ficando acostumados com a corrupção e injustiça que nem nos importamos mais, já é lugar comum no cotidiano brasileiro. Comenta ainda que o ano passado houve desvio de 85 bilhões de reais dos cofres públicos e que mesmo com as denúncias feitas pela impressa nada acontece.

Mas não é sempre que "nada" acontece, afinal de contas o rodízio de especialidades suspendendo atendimento médico nos convênios gerou uma grande convulsão a ponto de vários apresentarem propostas de incremento no pagamento médico (apesar de estarem longe do ideal).

Mas em Piracicaba não vi viva alma (ou morto corpo) mover uma palha em prol dessas mobilizações. Não vi o SINDIMED soltar 1 panfletinho, não vi a APM (que é também AMB) fazer 1 alerta sequer, e o CRM então... inexpressivo como sempre.

Eu mesmo enviei emails para o sindimed e apm para peguntar sobre o movimento, quem estava articulando ou encabeçando as atividades em Piracicaba, pois paralisar não é ir para casa dormir e sim usar o tempo da paralisação para esclarecer a população nas ruas, ir em assembléias, envolver a comunidade na grande catástrofe que a medicina está se tornando no Brasil.

Mas nada me foi retornado....

Este ano me filei ao SINDIMED pensando que talvez fosse um representante melhor que nossa regional da APM (que estou em vias de me excluir) pois pouco me importa se tenho 5% de desconto na papelaria ou se vou ganhar 1 brinde no varejão..... Pouco me importa se o clube de campo (que nunca vou usar mesmo) vai ter mais 1 quadra de tênis. O que almejo mesmo são que aqueles que se propuseram a nos representar o façam .... aqueles que se propuseram a serem líderes que liderem ...

Acho que a situação dos colegas que trabalham pelo sistema público deve estar muito bom em Piracicaba.... assim como dos convênios pois, apesar de eu ter respeitado o cronograma de paralisação no dia 21 de setembro... não parece ter tido muita aceitação..

Nós médicos somos mesmo um bando de lobo solitários... somos egoístas, egocêntricos (achando que sempre temos razão - mesmo que a ciência diga que não), capitalistas e desunidos.

Já cansei de falar para aqueles que trabalham pelo SUS ou mesmo em alguns convênios e reclamam - Larguem! Parem de atender/operar/consultar ... se está ruim caia fora. Atenda outros pacientes, de outra forma, vá para novas searas.

Mas existe no fundo um certo comodismo e aceitação circunstancial que amortece a iniciativa e mantem as coisas como estão. E acho até inteligente da parte de vários pois quem reclama está sujeito a ter uma solução (que nem sempre vem ao seu gosto).

Aproveitem e votem na pesquisa ao lado sobre salário médico.





Nenhum comentário:

Postar um comentário